Você sabe o que “Guerra nas Estrelas”, “Indiana Jones”, “O Exterminador do Futuro II”, “Titanic” e “Avatar” têm em comum? Além de serem filmes que deixaram produtores ricos, são todas obras de ficção que receberam o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais”. Essa categoria foi introduzida na premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1977 — sendo a primeira específica para efeitos visuais.
Antes disso, os efeitos visuais competiam junto com os efeitos sonoros e outros detalhes técnicos, em uma categoria chamada “Realizações especiais” — lembrando que os efeitos realizados em computadores não eram tão comuns, por isso poucos filmes os utilizavam. No vídeo que está no topo da notícia, você pode conferir a evolução destes efeitos visuais, desde a inauguração da categoria.
Quem fez a compilação foi Nelson Carvajal, que reuniu todos os filmes vencedores da categoria do Oscar desde 1977 em um único vídeo. É muito interessante notar as diferenças entre a qualidade desses efeitos desde o início da premiação. Prepare sua pipoca, aumente o volume e tente não ficar arrepiado com as imagens. Será que os seus filmes favoritos estão aqui? E para quem ficou na dúvida sobre quais são as obras mostradas, aqui vai a lista de filmes, na ordem de aparição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário