Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

15 de Agosto, Dia da Informática


Parabéns para todos nós, que trazemos Soluções para Problemas que não existiam Antes da Informática, hehe!!

A seguir, diversas notícias, como evolução e história, para quem quiser relembrar das aulas de Informática Básica.

No Dia da Informática, relembre a evolução do computador

 Há exatos 68 anos surgia o ENIAC, um dos computadores mais importantes para a história da informática, criado em 1946. Sua relevância foi tão grande que a data de 15 de agosto celebra o Dia da Informática.
Acrônimo de Computador e Integrador Numérico Eletrônico, o ENIAC foi desenvolvido por dois cientistas norte-americanos chamados John, o Mauchly e o Presper Eckert, ambos da Universidade da Pensilvânia.
O projeto começou em 1943 e a ideia era que o computador fosse usado para fins militares pelo Exército dos Estados Unidos, que estava envolvido com a Segunda Guerra Mundial. 
Era um nível tecnológico inimaginável para muita gente. Funcionando a uma velocidade 1 mil vezes superior ao alcançado pelas máquinas da época, o ENIAC ganhou até o apelido de "cérebro gigante". 
Hoje, é claro, os 5 mil cálculos que ele fazia por segundo não são sequer comparáveis aos quatrilhões de operações que o supercomputador chinês Tianhe-2 alcança no mesmo tempo - é o mais potente do mundo, atualmente.
É importante observar, porém, que o ENIAC não é necessariamente o primeiro computador da história. O alemão Konrad Zuse desenvolveu, em 1936, o Z1, primeiro computador eletromecânico da história, que conseguia realizar cálculos e exibir a solução em uma fita perfurada. A máquina era gigantesca e pesava quase 500 kg e fazia apenas adições, subtrações, multiplicações e divisões, além de cálculo de raiz quadrada. Pouco depois, ele criou o Z3, a primeira máquina totalmente automática e programável. 
Por muitos anos, a "paternidade" do computador ficou com John Mauchly and John Eckert, o que foi contestado ao longo dos anos. Com a controvérsia, o computador foi considerada uma invenção de domínio público.
Mas o que ocorreu entre aquele trambolho que pesava mais de 30 toneladas e o ultrabook que equipa salas por aí? Clique nos balões do resumo abaixo e descubra:


Fonte: OlharDigital
___________________________________

Saiba porque o Dia da Informática é comemorado em 15 de Agosto 
Profissionais da tecnologia em todo o mundo celebram hoje o dia da Informática. Sim, existe um dia para comemorar a evolução dos computadores e da informática no mundo!
O dia 15 de agosto marca a data em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o ENIAC, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo.
A sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer – em português: computador integrador numérico eletrônico – define o primeiro computador eletrônico, que tinha como objetivo realizar grandes cálculos.
Criado a pedido do exército dos EUA em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, ele tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160w de potência. Para realizar os cálculos, era preciso pressionar suas teclas, fazendo interação direta com o hardware. A resposta das consultas era exibida por uma sequência de lâmpadas que acendiam.
O ENIAC era tão grande que era preciso uma sala inteira para sua instalação. Ele tinha 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Na época, foram gastos cerca de 500 mil dólares para sua construção. Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.
Em 15 de agosto, então, o ENIAC comemora seus 71 anos de aniversário, data em que se deve celebrar a importância da informática e de seus profissionais e refletir sobre todos os benefícios que ela já trouxe para a humanidade.
Fonte: Info
___________________________________

Dia da Informática: confira a história do computador e sua evolução
 Dia da Informática é celebrado em 15 de agosto e embora o PC faça, atualmente, parte do nosso cotidiano, essa realidade é bem recente. Há algumas décadas, os aparelhos eram somente calculadoras imensas, que ocupavam salas inteiras. Seu poder de processamento era inexistente se comparado com que temos nos dias de hoje em gadgets que levamos no bolso. Para comemorar, o TechTudo relembra a história e a evolução do computador  – em 70 anos, é incrível perceber o quanto essas máquinas mudaram o mundo.
Grande precursor da computação pessoal, o Apple I foi construído por Steve Wozniak em 1976 (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Grande precursor da computação pessoal, o Apple I foi construído por Steve Wozniak em 1976 (Foto: Reprodução/Creative Commons)

O início de tudo
Como em qualquer invenção, o primeiro computador teve sua origem em algo preexistente e que já trazia consigo alguns conceitos trabalhados por especialistas anos antes. Enquanto Alan Turing é conhecido por seu pioneirismo na ciência da computação, ou da programação em si, foi o engenheiro mecânico Charles Babbage que inventou o primeiro equipamento considerado um computador mecânico, ainda no século XIX.
1940 – Primeira geração
HP200A era um oscliador de áudio usado para criar efeitos sonoros no cinema (Foto: Reprodução/Creative Commons)HP200A era um oscliador de áudio usado para criar efeitos sonoros no cinema (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Somente nos anos de 1940 que os computadores mecânicos rudimentares dão lugar de vez aos computadores de uso geral, que já usavam algoritmos simples para perfurar cartões e entregar resultados de cálculos complexos aos seus operadores. Nesse contexto, a fundação da HP é um marco, tendo apresentado seu popular Oscilador de Áudio HP200A, equipamento usado na indústria do cinema pela Disney para produzir efeitos sonoros.
A chamada “Primeira Geração” de computadores passa ainda por invenções como o Harvard Mark I, em 1944, usado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Além do SSEC, lançado em 1948 pela IBM, capaz de calcular a posição da Lua utilizando sequência seletiva eletrônica – a máquina ficou famosa por ter sido usada para traçar a rota da Apollo em 1969.
1950 – Transistores
Primeiro computador de sucesso com transistores, o UNIVAC 1101 ocupava uma sala inteira (Foto: Reprodução/Creative Commons)Primeiro computador de sucesso com transistores, o UNIVAC 1101 ocupava uma sala inteira (Foto: Reprodução/Creative Commons)
A “Segunda Geração” dos computadores surgiu nos anos 1950 e teve como marca a chegada dos transistores. Com a nova tecnologia, finalmente o computador idealizado por Alan Turing poderia ser construído e comercializado – o destaque foi o UNIVAC 1101, um equipamento de 12 m de comprimento e 6,1 m de largura que usava 2700 tubos a vácuo para seus circuitos lógicos.
A máquina, considerada avançada na época, tinha 38 instruções e uma espécie de memória equivalente a 48 bits. Mais tarde, depois do lançamento de uma série de computadores eletrônicos nos EUA, Inglaterra e Japão, a IBM lança o IBM Strech, a primeira série de mainframes transistorizados da companhia.
1960 – Microprocessadores
Do tamanho de um frigobar, o DEC PDP-8 foi a máquina com microprocessador mais vendida dos anos 1960 (Foto: Reprodução/Creative Commons)Do tamanho de um frigobar, o DEC PDP-8 foi a máquina com microprocessador mais vendida dos anos 1960 (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Algo como a “Era de Ouro” dos computadores, a década de 1960 trouxe para o mercado os primeiros microprocessadores. A lista começa com o DEC PDP-1, precursor da Terceira Geração, e passa pelo CDC 6600, o mais rápido da época e três vezes mais veloz que o Strech da IBM – ele conseguia realizar mais de 3 milhões de instruções por segundo.
Foi em 1965 que o computador finalmente saiu das grandes salas e se tornou portátil. O primeiro microcomputador vendido com sucesso no mercado foi o DEC PDP-8, um computador de 12 bits cujas dimensões se assemelhavam ao de um frigobar de hoje. A fabricante Digital Equipment Corporation – daí a sigla DEC – vendeu mais de 50 mil unidades naquele ano.
1970 – Microcomputadores
Graças ao pioneirismo do DEC PDP-8, a Quarta Geração de computadores, nos anos 1970, é conhecida pela avalanche de microcomputadores pessoais, começando pelo Kenback 1, anunciado na revista Sicentific American em 1971 e que custava US$ 7 mil. Três anos depois, Xerox lançou a primeira estação de trabalho pessoal baseada em microprocessador, e que já tinha entrada para mouse, o Scelbi SH.
Foi nessa década, em 1976, que surgiu o primeiro computador com processamento vetorial de sucesso comercial, construído por Steve Wozniak. Chamado de Cray I inicialmente, foi renomeado para Apple I com a fundação da empresa após a entrada de Steve Jobs – no ano seguinte, o Apple II foi um sucesso instantâneo.
1980 – Quinta Geração
O primeiro Macintosh foi também o pioneiro na interface gráfica em computadores pessoais (Foto: Reprodução/Creative Commons)O primeiro Macintosh foi também o pioneiro na interface gráfica em computadores pessoais (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Com a popularização dos microprocessadores, a década de 1980 foi marcada pelos computadores pessoais, com IBM, Commodore e Compaq se juntando à Apple nesse mercado, o que levou a uma série de inovações. Foi em 1984, por exemplo, que a empresa de Jobs laçou o Macintosh, primeiro computador com interface gráfica vendido comercialmente.
A década também teve o primeiro computador pessoal a incorporar uma unidade de disco rígido com armazenamento ótico e linguagem orientada a objetos para simplificar a programação. Curiosamente, o “pai” do projeto também foi Steve Jobs, mas na NeXT, empresa que fundou após sua saída temporária da Apple em 1985.
1990 – Computadores pessoais
iMac inovou não só na tecnologia, mas também no design, usando plástico e azul Bondie (Foto: Reprodução/Creative Commons)iMac inovou não só na tecnologia, mas também no design, usando plástico e azul 'Bondie' (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Foi na década de 1990 que os computadores pessoais se tornaram produto de massa. A Intel entrava no mercado com seu processador Pentium, em 1993, seguido pelo Pentium II, em 1997. A AMD também lançou seu primeiro Athlon no mercado em 1998, que rodava a incríveis 750 MHz.
A década também é conhecida pelos consoles de games com microprocessadores, como o Playstation, lançado pela Sony em 1995. No final da década, a Apple apresentou seu primeiro iMac, computador que unia todos os componentes ao monitor, resultando em um produto extremamente compacto para a época – foi o primeiro All-in-One.
2000 – Computação móvel
Revolução da insdústria de computação móvel, iPhone foi o grande marco da década de 2000 (Foto: Reprodução/Creative Commons)Revolução da insdústria de computação móvel, iPhone foi o grande marco da década de 2000 (Foto: Reprodução/Creative Commons)
Pode parecer recente para muitos, mas os anos 2000 já são história. Há 12 anos, a canadense RIM lançava o primeiro smartphone do mundo, chamado de Blackberry. O aparelho oferecia sistemas de e-mail e navegação na web, além de conexão móvel. Mas, apesar de todos os lançamentos importantes daquela década, ela será marcada pelo surgimento do iPhone.
Em 2007, Steve Jobs apresentou o aparelho em um keynote histórico durante a WWDC daquele ano. Era o primeiro smartphone com tela capacitiva sensível ao toque e com sistema operacional avançado, capaz de rodar aplicações complexas, como player de música com animações. Entra também nessa década o lançamento do iPad, em 2010, responsável pela criação de uma indústria inteira de tablets, assim como o iPhone fez com os smartphones.
Fonte: TechTudo 
___________________________________

Vida Longa e Próspera

Nenhum comentário:

Postar um comentário