Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Premiado por Gamificação na Pedagogia, Professor vive o Preconceito da Inovação


Professor de História e Geografia, o conhecido ‘Barão do Pirapora’, de Sorocaba, paga o alto preço do preconceito por seu inovador e premiado trabalho com gamificação da pedagogia.

Graduado em História, com iniciação em Mestrado em História Social e especialização em Programação e Produção de Games pelo SENAC, o professor sorocabano Rodrigo Ayres de Araújo, mais conhecido como ‘Barão do Pirapora’, apresenta um interessante legado profissional no ensino com recursos diferenciados, como desenhos e games em sala de aula. Essa fascinante história, laureada com prêmios pela reconhecida inovação no método educacional, no entanto, parece longe de apresentar apenas conquistas. Em conversa com o GameStorming, o Barão do Pirapora falou de seus projetos de Gamificação da Pedagogia, da luta para incentivar jovens ao estudo por meio de plataformas de inovação e a resistência do sistema educacional à adoção de novas abordagens para o ensino convencional.
Embora já lecionasse há vários anos utilizando HQs e desenhos como instrumento de apoio à educação, foi apenas em 2004, em Ilhabela, que o professor, vendo a falta de motivação dos alunos, consultou um jovem sobre o que gostava de fazer: jogar videogame, foi a pronta resposta. “Disse que jogava o Final Fantasy e me surpreendeu contando detalhes de um game que é um RPG japonês com uma história e linguagem complexa, onde ele sabia de todos os segredos dos personagens e lugares do game. Eu perguntei: ‘Como você sabe tanto sobre o Final Fantasy que tem uma história difícil e tão consegue aprender a nossa História que você faz parte?’ Ele me respondeu: ‘porque é mais divertido’. Foi aí que me despertou, ou melhor, me deu um ‘start’ e vi que os games poderiam nos servir como uma ferramenta pedagógica importantíssima e inovadora”, conta o Barão, que decidiu, a partir dali, focar na nova mídia. “O uso de games em sala de aula não era o suficiente. Precisava colocar os alunos como protagonistas, criar os próprios games”, comentou o professor. “Fiz uma Pós-Graduação na área de games e em 2012, e finalmente consegui colocar isso em prática, com o projeto Gamificação de Sorocaba”.
Homenagem da Câmara de Taubaté
Homenagem da Câmara de Taubaté
O projeto, realizado com turmas do 9º ano do ensino municipal, versou pela temática ambiental, com a produção de quatro games. “Com esse projeto conquistei dois prêmios em 2012, o Concurso Ensinar e Aprender e o Prêmio da Microsoft de Educadores Inovadores. Participei do Fórum Global em Praga na República Tcheca, onde apresentei a prática da Gamificação para outros 80 professores do mundo inteiro”, comenta o Barão. Outras propostas se sucederam, com os escolares, tais como o game “Flamengo”, que se passa em Amsterdã, tratando da organização dos holandeses na preparação da invasão no Brasil, através da Companhia das Índias ocidentais, Sorocaba Cidade Limpa, Sorocaba Todos Contra Dengue, Sorocaba Sustentável e Sorocaba Mutirão Verde, criados por turmas de 8ª série, o Terra Rasgada Gamificada, com alunos do Colégio O Farol, tratando sobre a fundação da cidade, em 1564, e a Revolta Liberal, em 1842, e o projeto Guerrilha do Araguaia, que utilizou o editor de mapas do game Far CRy 3 para reproduzir missões baseadas nas operações Papagaio, Sucuri, Marajoara e Limpeza, todas da famosa batalha. Para o  3º ano do Ensino Médio, o professor ainda desenvolveu o projeto Vestibular Digital, um game de perguntas e respostas para o reforço escolar.
Mesmo com os excelentes resultados educacionais conquistados com os alunos e o grande reconhecimento pela inovação metodológica de seu trabalho, o Barão do Pirapora afirma que muitas foram, e ainda são, as dificuldades para adotar esta sistemática nos ambientes escolares: “No começo, os próprios alunos não acreditavam que seria possível”, relembra. “Algumas escolas e professores resistem diante da prática, a maioria sempre viu esse entretenimento como um dos principais elementos de alienação. Temos que ter essa sensibilidade para perceber que a tecnologia em sala de aula pode sim ser usada para atingirmos nossos objetivos pedagógicos e muito mais além, formar uma identidade cultural”, ressalta.
Apesar dos prêmios já citados, e outros como o E-games e o Games for Change 2011, o professor Rodrigo ‘Barão’ de Araújo passa por um momento profissional delicado, com um reduzido número de aulas ao longo de 2013: “As escolas e as secretarias, pelo jeito não se entusiasmam como deveriam”, desabafa, aguardando que alguma secretaria se sensibilize e perceba a importância do projeto. “Estou disponível para o mercado”, arremata.
O trabalho do Barão de Pirapora pode ser acompanhado de perto através do blog Baú do Barãoe o profissional pode ser contatado para projetos especiais e propostas de aulas através do email: acmestudio@yahoo.com e pela página pessoal no Facebook.
“O uso de games em sala de aula, precisa vencer a barreira do preconceito”, enfatiza. “É a forma mais inteligente e inovadora de ensinar e aprender”.
 Fonte: GameStorming.


Empresa gaúcha é pioneira ao buscar gerar energia através da gravidade
Em meados de outubro, a empresa gaúcha RAR Energia concluiu a construção de um equipamento que pode mudar a maneira com que geramos energia no mundo. Depois de passar meses divulgando anúncios misteriosos em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, a companhia revelou aos poucos o processo de montagem do motor com gerador que utilizaria a força da gravidade para criar energia renovável.A empresa explica que a partir do sistema de moto-contínuo é possível aproveitar uma fonte inesgotável para criar energia sem que haja poluição no ambiente ou o aumento da temperatura do planeta. De acordo com o site da RAR Energia, esse é o primeiro equipamento com esse tipo de tecnologia no mundo. Fonte da imagem: Reprodução/RAR Energia“O sistema mecânico foi criado com uma concepção especial para captar e aproveitar a energia contida na gravidade do planeta, a qualquer momento e lugar, sem qualquer poluição ou calor. Esta tecnologia foi totalmente desenvolvida por nossa empresa e consiste, então, em um moto contínuo, com sobra de energia para ser aproveitada, em um movimento mecânico, contínuo e eterno. Esta máquina tem semelhança com um motor a combustão, onde um conjunto de pesos representa o combustível e pistões, que acionam bielas conectadas a um virabrequim”, informa o site da empresa.
O diferencial desse tipo de tecnologia é justamente a versatilidade e a minimização dos efeitos causados no meio ambiente em comparação com as alternativas tradicionais de geração de energia. Mas para obter resultados, o site Ciclo Vivo informa que a máquina desafia conceitos da física, como as leis da termodinâmica e a lei áurea da mecânica.

Além do motor instalado em Porto Alegre, o site da empresa mostra a construção de um equipamento nos mesmos moldes que está sendo realizada na planta da Incobrasa Industries em Illinois, nos Estados Unidos. A RAR Energia informa que ambos os equipamentos utilizarão a gravidade do planeta em seu sistema mecânico e terão capacidade de gerar 30 kW.
Apesar disso, ainda não existe uma comprovação científica da eficiência da máquina. Em resposta ao site americano PESWiki, Renato Ribeiro, que é o presidente da RAR Energia, afirmou que “esse tipo de tecnologia de energia tem sido buscado há séculos, então é natural que as pessoas estejam céticas”. No entanto, o presidente garante que a tecnologia surpreenderá muita gente e que a patente do equipamento já foi solicitada.
Fonte: Megacurioso.


Mas já? Hackers liberam Jailbreak do PS4 para rodar games piratas

Sabemos que o PlayStation 4 chegou aos Estados Unidos na metade do mês passado e no último final de semana ao mercado latino americano e europeu. Agora, o que pode parecer muito pouco tempo para nós, humanos convencionais munidos de um senso de ética avantajado, pode não ser relevante para seres intelectualmente privilegiados em termos de decifrar códigos de sistemas privados.
Acontece que o novíssimo console da Sony ainda nem teve tempo de ficar morno, e alguns hackers já anunciaram o lançamento de um Jailbrake para o sistema, o que permite que softwares não autorizados pela empresa sejam rodados (incluindo games piratas). Essa certamente ainda é a primeira versão do desbloqueio para o PlayStation 4, e o feito foi atribuído ao grupo chamado Heckz0r.
De acordo com o site poepra2, informações postadas no serviço de compartilhamento pastebin diretamente pelos marginais virtuais afirmam que o desbloqueio aconteceu de forma tão rápida, pois o sistema operacional ORBIS OS (que é usado no PS4) é altamente inspirado no conhecido FreeBSD — que é open source. Por essa razão, a arquitetura do console da Sony não só facilitou o trabalho dos desenvolvedores, como também o trabalho dos piratas dos computadores.

É muito complicado fazer isso?

Vale mostrar, apenas a título de curiosidade para quem se pergunta como que esse desbloqueio funciona no PlayStation 4, que a sequência de comandos a serem feitos é bem simples. Confira um pouco do tutorial liberado pelos hackers:
  • É necessário ter instalado o DAY ONE patch do console, caso contrário o exploit não funcionará.
  • Crie uma Pasta no seu Pen Drive, onde você colocará o Exploit
  • Crier uma pasta chamada “SANDERPS4″. Dentro desta pasta, crie outra pasta chamada “EXP”.
  • Extraia o arquivo PSORBISEXP.PUP do pacote, e salve na pasta “EXP”.
  • Certifique-se que seu console está desligado.
  • Conecte seu Pen Drive ao video-game, pressione o botão de ligar por pelo menos 7 segundos. O Console entrará em “safe mode”.
  • Selecione “Update System Software” (Atualizar software de sistema)
  • Siga as instruções na tela e instale o Jailbreak
  • Se seu console não reconhecer o arquivo de Jailbreak, certifique-se que as pastas e os nomes dos arquivos estão corretos.
Mas, como nem tudo são flores para aqueles que escolhem os atalhos no caminho, é imprescindível lembrar que, caso o console fique online uma vez que seja, ele será banido para sempre. E, como de costume, vale a pensa frisar queo Baixaki Jogos e toda a sua equipe são terminantemente contra o uso de pirataria ou de softwares ilegais. Portanto, torcemos para que a Sony tome ciência desse fato o mais rápido possível.
Fonte: BaixakiJogos


Se você não ficar com medo assistindo isso, parabéns, você é o Batman
If you don't get scared watching this, congratulations, you're Batman

Assista Hayley Ashburn e Marshall Miller escalar a formação antiga de Ancient Art nas Fishers Towers, perto de Moab, Utah, através dos "olhos" de uma câmera GoPro Hero3 +. Em seguida, mantenha apertado seu cinto de segurança em seu lugar enquanto eles se preparam e pulam
 Watch Hayley Ashburn and Marshall Miller climbing the Ancient Art sandstone formation in the Fishers Towers, near Moab, Utah, through the "eyes" of a GoPro Hero3+ camera. Then hold tight to your seat as they prepare themselves and jump
Fonte: Sploid.

Vida Longa e Próspera

Nenhum comentário:

Postar um comentário