Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer

Eu ainda colocaria mais um: Metropolis, de 1927. Preto e Branco e Mudo.


"Metrópolis (título original: Metropolis) é um filme alemão de ficção científica produzido em 1927, realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismoalemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo, já que pode se dizer que continua "atual". O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang. Em 2008 foram reencontrados, na Argentina, 30 minutos de metragem deste clássico. Tal parte fo restaurada e acrescentada à versão conhecida.1 Na Berlinale 2010, o filme teve, 83 anos depois, a sua segunda estreia mundial." - Wikipedia.
_________________________________ 
Hoje em dia, é bem provável que você se lembre de diversos filmes famosos e relativamente recentes sobre tecnologia, não é mesmo? Produções que podem servir de exemplo são “Eu, Robô” e “Minority Report” — e é claro que muitas outras também poderiam ser citadas, já que histórias futuristas e tecnológicas costumam fazer certo sucesso.
Acontece que há muitos filmes sobre tecnologia (que se passam ou não no futuro) que não são tão conhecidos assim — alguns deles não contam com tanta fama atualmente por conta da sua idade. E essas características não fazem com que as produções sejam menos interessantes, sendo que elas mostram uma perspectiva um tanto quanto diferente em relação à tecnologia.
Pensando nisso, nós do Tecmundo preparamos uma lista com filmes “tecnológicos” que talvez você não conheça. Eles são antigos e/ou pouco divulgados, além de serem voltados para o público interessado em aparelhos eletrônicos e novidades desse gênero. Portanto, se você quiser aprender um pouco mais sobre essas histórias, continue lendo este artigo!

1. "The Wizard – O Gênio do Video Game"

7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer 

O primeiro filme da nossa lista é "The Wizard – O Gênio do Video Game", de 1989. O enredo conta a história de dois meios-irmãos (Jimmy e Corey) que fogem de casa para que o caçula não seja internado por conta do trauma de ver sua irmã gêmea morrendo. No meio do caminho, eles descobrem que o pequeno rapaz é um prodígio do video game e partem em uma aventura, em direção a um campeonato.
O filme foi feito em parceria com a Nintendo, de maneira que muitos jogos famosos na época aparecem durante a história, assim como o antigo NES. Por conta disso, muita gente critica a produção por ela ser como uma grande propaganda da companhia japonesa.

2. "War Games"

7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer

Em 1983, "War Games" — ou “Jogos de Guerra”, no Brasil — chegou aos cinemas. Na história, Matthew Broderick (de “Curtindo a Vida Adoidado”) é um adolescente com uma habilidade inquestionável com o computador. No entanto, ele acaba se conectando ao sistema do Departamento de Defesa dos EUA e dando algumas ordens sem querer, o que poderia resultar na terceira Guerra Mundial. Arriscado, não é?

3. "Brazil"

7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer

"Brazil" é uma produção britânica de 1985 que mostra uma espécie de anti-herói chamado Sam Lowry (encarnado por Jonathan Pryce). A história se passa em um futuro não muito distante, sendo que toda a sociedade é controlada por computadores e as pessoas são obrigadas a pagar por qualquer coisa que queiram ou não fazer. No meio dessa realidade toda programada, há um local para o qual as pessoas gostariam de fugir, chamado de Brazil.

4. "Ghost in the Shell"

7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer

Em 2029, a tecnologia está tão avançada que é possível utilizá-la para “entrar” na cabeça das pessoas e controlá-las — e é exatamente isso o que o hacker Mestre das Marionetes está fazendo para roubar segredos do governo. Por conta disso, policiais fisicamente modificados vão precisar caçar o bandido de qualquer maneira. Achou bacana? Pois é este o enredo da animação japonesa “Ghost in the Shell”, de 1995.

5. "Johnny Mnemonic"

7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer

Baseado em contos de William Gibson, em 1995 foi lançado “Johnny Mnemonic”. Na história, o protagonista, que tem o mesmo nome do filme, conta com um cérebro cibernético que funciona como um HD de 320 GB. O rapaz (Keanu Reeves) trabalha transportando informações confidenciais para grandes corporações, contudo ele acaba topando com a cura para uma grande doença que está se espalhando pelo mundo.

6. "13° Andar"

7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer 

“13° Andar”, de 1999, conta a história de dois sócios e pesquisadores de tecnologia, chamados Douglas Hall e Janhe Fuller, que vivem no ano de 1937. Eles estão desenvolvendo um mundo simulado em realidade virtual, mas Fuller morre antes de contar novidades para Douglas, que acaba sendo o principal suspeito. Para descobrir a verdade e provar a sua inocência, o rapaz acaba embarcando dentro da sua própria criação.

7. "Woman in the Moon"


Atualmente, praticamente todo mundo sabe que os EUA já mandaram uma missão tripulada para a Lua em 1969 — mesmo que teorias afirmem que isso não tenha acontecido. No entanto, “Woman in the Moon” (1929) mostra uma chegada diferente ao satélite terráqueo, sendo que o objetivo era achar ouro. No entanto, a cobiça acaba dominando toda a tripulação e as coisas acabam indo de mal a pior.

Rodada bônus



Outro filme que também pode ser mencionado nesta lista é “Short Circuit”, que foi produzido em 1986. Ele conta a história de um robô superdesenvolvido para a época, chamado apenas de Número 5, e que estava em posse dos militares dos Estados Unidos. Contudo, a máquina acaba enjoando da sua própria função e foge dos seus criadores.
Como você pode conferir no trailer acima, que não é legendado, o robô acaba indo até a casa de uma garota. O interessante é que, durante o filme inteiro, apenas os braços robóticos usados na produção aparecem, indicando que os produtores talvez não tenham montado um personagem inteiro — mesmo que ele não fosse funcionar de verdade.

Fonte:TecMundo

Vida Longa e Próspera

Nenhum comentário:

Postar um comentário