Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Saga do Windows 8.1 - Partes 3 e Final


Depois de uma luta com os Smurfs, finalmente foi possível utilizar a última versão Micro$oftiana. Veja o fim da Saga a seguir.

A saga do Windows 8.1 - Samsung entra na investigação

"Depois da malograda atualização para o Windows 8.1, as tentativas convencionais para restaurar o Ultrabook não deram certo. A solução foi recorrer ao fabricante.
A equipe do INFOLab tentou tudo o que era possível para recuperar o notebook compacto Samsung Série 5 Ultra Touch e instalar o Windows 8.1. Mas, mesmo com o reforço do técnico americano da Microsoft, que entrou remotamente na máquina, não teve jeito.
Depois de alguma conversa e pesquisa suspeitávamos que o sistema poderia ter interferido no software da BIOS. As três tentativas com utilitários diferentes para fazer o rollback do software da BIOS foram frustradas. Ou faltava permissão para executar o procedimento ou era um erro de versão mais nova em uso. Poderíamos tentar intervenções mais agressivas no hardware, mas assim o usuário comum não teria uma solução. A única possibilidade era iniciar a máquina no Windows 8.0 através do software de recuperação da Samsung com o fatídico procedimento de remover a conexão do HD. Mas cada vez que o sistema era atualizado e reiniciava para completar a atualização, lá estava ela, a tela azul, a famosa BSOD.
Samsung entra na jogada
Pela recomendação da equipe da Microsoft, e baseado na nossa experiência, nossa última cartada foi acionar a fabricante Samsung. De antemão, sabíamos que eles tinham acesso a ferramentas que ninguém possui (geralmente utilizadas no suporte e na fábrica). Quando fizemos contato com a marca coreana, foi-nos colocado que uma possibilidade radical era de que, para resolver alterações no hardware seria necessário um tratamento radical: substitui-lo. OK, seria uma solução rápida - e drástica. Só que não era o tipo de solução que queríamos. Era preciso entender o que havia acontecido durante o processo de instalação. E porque eles tinham afetado máquinas como a minha. Na INFO temos o compromisso de descobrir como a tecnologia funciona e como, na ocasião de um problema, solucionar. Todos ganham com esta postura.
A primeira pista que nos foi dada foi a declaração: "Testes com o novo Windows 8.1 e as máquinas até foram realizados: o problema é que nem sempre as simulações conseguem mostrar todas as particularidades que a introdução de um novo sistema trazem", explicou um técnico da fábrica da Samsung, em Campinas, Estado de São Paulo, durante o encontro no laboratório da Samsung, no bairro do Paraíso, em São Paulo, quando fomos deixar a máquina para análises "Os relatos que temos do pessoal da Coreia do Sul é que estão mesmo acontecendo problemas de compatibilidade da BIOS em algumas placas". Nas palavras do técnico, "era ridículo um software mexer no serial da BIOS".
Samsung entra na jogada
Para a investigação, os técnicos da Samsung contavam com um instrumento precioso, que não está à disposição de usuários comuns: o Admin Tool, uma ferramenta, acessível apenas aos fabricantes que conseguiria recuperar o sistema. Já era um bom começo. Outra estratégia dos técnicos da Samsung seria tentar expor o registro das alterações da máquina, enviá-lo para a matriz, em Suwon, nos arredores de Seul para entender o que tinha acontecido. Em uma introdução massiva como a do novo sistema uma evidência era de que nem todas as máquinas tinham sido testadas.
Enquanto minha máquina esperava o veredito dos coreanos, outros problemas eram relatados durante atualizações para o Windows 8.1. Aqui no Brasil, um usuário chamado Messias, queixava-se em um fórum que depois da atualização, não dava mais para aumentar ou diminuir o brilho do monitor e o som do seu PC. No site da PC Pro, uma recomendação era desinstalar drivers “Sentinel Runtime”. Um site australiano, o Whirpoool, indicava problemas com um dos drivers, o AMD Radeon Hybrid, que aparecia como bloqueado. Apesar dos problemas com periféricos serem comuns,  a máxima de esperar mais usuários instalarem o sistema antes de se aventurar, parece que faz mais sentido do que nunca.
*Retificação: Em contato com a Samsung, fomos informados que o Admin Tool não tem acesso à BIOS, somente ao Master Boot Record (inicialização). "
Fonte: Info

 A saga do Windows 8.1 — tchau, tchau tela azul

"O capítulo final da instalação do Windows 8.1 no notebook da Samsung foi feliz e trouxe lições. A principal delas: esperar pelas inevitáveis correções para eliminar bugs nos novos sistemas operacionais.
Primeiro a boa notícia. Ao contrário do que chegou a ser levantado na sexta-feira, dia 1º de novembro, véspera de Finados, quando deixamos o notebook  irremediavelmente condenado ao mundo da tela azul BSOD na assistência técnica da Samsung, a máquina reagiu. E conseguiu ser restaurada sem maiores pirotecnias técnicas. Segundo o técnico que cuidou da máquina, não foi necessário nenhuma intervenção. Ele atualizou o Windows e aplicou as correções usando SWUpdate. A máquina reiniciou normalmente. Como ele notou que o acesso à configuração de inicialização ainda estava bloqueado, ele tratou de desbloquear.
O fato é que uma vez atualizada pela Samsung, nem parecia a mesma máquina, que vacilava na hora do reboot. Como por encanto, desapareceram incompatibilidades e problemas. A tal ponto que a máquina foi atualizada para o Windows 8.1, o que parecia ser uma missão impossível. Para entender o que explica uma transformação tão radical, pedimos para deixar no estado inicial da máquina, isto é, com Windows 8 para repetirmos o processo de upgrade.
Nessa altura, você deve estar se perguntando, por que a BIOS estava desativada. Resposta: possivelmente durante o processo de validação para o sistema 8.1, pode ter havido algum conflito que a deixou em um estado quase catatônico.
Hipóteses existem – e elas são muitas. O fato é que muita coisa aconteceu desde o dia em que o notebook chegou ao INFOlab, com sua tela tingida de azul monótono e uma careta triste, indicando o boot interminável. Nesses dez dias, a Samsung atualizou software e também a versão do firmware de BIOS. E isso pode ter feito uma senhora diferença entre uma instalação “limpa” e as encrencas com as quais nos deparamos.
Nas conversas durante a fase final dessa instalação, tanto o técnico da Samsung quanto o da Microsoft, nos Estados Unidos, nos confirmaram que a Samsung fez uma alteração na BIOS de máquinas como a minha. Estávamos na versão P09ABH. A atual versão é numerada P12ABH. Ou seja, no meio da nossa busca por uma solução, a Samsung corrigiu o problema.
Windows 8
Ficamos com lições que já conhecíamos, quase óbvias, mas que valem uma revisitada. Na ânsia de possuir uma nova versão de um determinado sistema, esquecemos que hardware e software têm um tempo de maturação. Observe que não estamos referenciando atualizações para correção de erros. Estas, sim, devem ser aplicadas imediatamente.
A segunda lição é que o tempo de maturação está na mão do usuário. Mais claramente, podemos afirmar que o usuário entrou no processo de desenvolvimento. Não se engane de achar que isso se restringe a uma área específica. Portanto, bugs tendem a fazer parte natural do uso e as correções para resolvê-los - seja qual for o tamanho deles - não aparecem logo nos primeiros dias. A manifestação dos erros traz informações para o fabricante que está apto a corrigir. E ele cria prontamente a correção enquanto a máquina tem valor comercial ou o período oficial de suporte valer.
Serviço: Se você tem uma máquina igual, um Samsung Series 5 Ultra Touch ou similar, siga atentamente as instruções oficiais da empresa. Não se esqueça de fazer backup dos arquivos pessoais antes de qualquer etapa."
Fonte: Info


Call of Duty: Ghosts bate GTA V e fatura 1 bilhão de dólares em um dia

Até parece surpresa, depois de tanto Propaganda, demos, vínculação com PS4 e XBox One, tinha que acontecer isto mesmo. Leia a seguir: Info.


Executivo da Sony mostra os componentes internos do PS4 [vídeo]

Muito legal este vídeo, o diretor do departamento de engenharia da Sony pega um PS4 lacrada, e desmonta inteiro. Apesar de achar que o HD deveria ser mais acessível, para upgrades, dá pra ter um boa noção de como é e as diferenças de um PC normal. Veja o vídeo na notícia a seguir: BaixakiJogos.

Vida Longa e Próspera

Nenhum comentário:

Postar um comentário